Os trinta e tal

que idade é esta?
que nos coloca numa bifurcação
que nos manda decidir
que nos faz pensar e repensar as nossas vidas?
que idade é esta?
Idade para ter filhos.
ou não os ter.
manter-me no trabalho ou mudar radicalmente de vida?
casar, por a mesa para o jantar, ler o jornal ao domingo sempre com a mesma companhia.
ou deixar-me ir com o vento....
vejo os meus pais entrarem na reforma e começarem a sentir no corpo o peso da idade.
enterrei os meus avós, ou quase todos.
vi a tristeza profunda de quem perdeu os pais. e sofri pelos dois. Por eles e por mim.
vi tristezas ainda maiores de quem perdeu os filhos. os irmãos.
guardo memórias e enormes saudades de quem perdi.
perdi uma amiga.
daquelas do peito.
com quem já não posso falar.
que não posso ver.
sentir, abraçar
que me fazia rir.
que idade é esta que nos permite rir das maiores desgraças do mundo
e das nossas.
que já não nos deixa apaixonar com a facilidade de outros tempos.
que idade é esta que nos dá liberdades,
que nos ensina
que nos liberta
que nos vai marcando no corpo e na alma os percursos das nossas vidas.
que idade é esta que tem tudo de tão bom e tudo de tão mau
e que é a minha
que idade é esta?





Sem comentários: